[RESENHA] A culpa é das estrelas.

A-CULPA

Informações do Livro

Titulo: A Culpa é das Estrelas
Titulo Original: The Fault in Our Stars
Editora: Intrínseca
Autor: John Green
Número de Páginas: 288

 Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante – o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Uma coisa que eu posso garantir sobre esse livro é emoção do inicio ao fim. Não sei bem explicar o que eu senti, mas posso te afirmar, com toda a certeza do mundo que John Green simplesmente me surpreendeu. Não só por sua maneira de escrever, mas por ser capaz de me emocionar e me fazer chorar praticamente o livro inteiro. A maneira como ele nos faz amar os personagens é surpreendente. Eu já sabia que iria me apaixonar por Hazel e Gus, mas não tinha ideia de que esse amor seria tão grandioso. 

1fault-in-our-stars-movie-poster-full

“— Estou apaixonado por você — ele disse, baixinho. — Augustus — falei. — Eu estou — ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. — Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.”

Não quero dar muitos spoilers sobre A Culpa é das Estrelas, acredito que esse seja um livro que merece mais do que tudo ser lido por todos e assim cada um tira suas conclusões e explique ou não o que sentiu depois de ler. 

A Culpa é das Estrelas não é um livro sobre romance adolescente nem tão pouco um livro infantil, A Culpa é das Estrelas é livro sobre câncer, amor, amizade e família. É um livro que te emociona, te faz chorar, rir, te faz querer matar o autor e depois abraça-lo, é um livro que te instiga, que te faz pensar uma coisa mas na verdade é outra. 

Confesso que no começo não dei muita bola pra Hazel, ela sozinha não me conquistou, mas foi só conhecer Gus e até mesmo Isaac que me apaixonei pelo livro e passei a mergulhar na estória. Eu chorei como o Isaac, ri e chorei mais ainda com o Gus, chorei e me apaixonei mais ainda com a Hazel. 

Demorei a acreditar que  tais coisas estavam realmente acontecendo, chorei ao saber que um dos melhores livros que eu tinha lido havia chegado ao fim, ainda mais com aquele fim… 

10174925_486030944831994_3482048500819399547_n

“(…) Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter, e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.”

 

A Culpa é das Estrelas sem dúvidas é um dos meus amores literários, um livro que se me perguntarem vou sempre indicar. Um dos poucos livros que me fizeram parar de ler na rua por medo das pessoas me verem chorando. 

John Green merece mais do que meus singelos Parabéns. Como uma pessoa é capaz de mudar tanto outra assim?  John me levou do riso ao choro no intervalo de uma pagina. 

Pra que não sabe, A Culpa é das Estrelas foi baseado na vida de Esther Grace, uma jovem muito linda que John conheceu e ficou amigo. Esther, infelizmente foi vencida pelo câncer. Hoje, Esther é mais uma estrela no céu. Por esse fato, desde que terminei de ler fiquei me perguntando… Será mesmo que a culpa é das estrelas?

 

Esta entrada foi publicada em Livros, Resenhas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

